quarta-feira, 30 de maio de 2012

PROJETO SISTEMA SOLAR


PROJETO SISTEMA SOLAR

JUSTIFICATIVA:
O projeto surgiu de uma atividade  agrupamento com o GREI 5A.
A professora Roseni  do GREI 5A, convidou os alunos do GREI 5B a assistirem uma explicação dos seus alunos sobre os planetas do sistema solar.
Essa atividade despertou nos alunos  enorme interesse em estudar o sistema solar.
Nas rodas de conversa os alunos solicitaram as professoras informações sobre o sistema solar, pois estavam motivados com a ideia de pesquisar os planetas e sua origem.
Surgindo então o projeto sistema solar.

METODOLOGIA:
As atividades do projeto  foram planejadas em grupo pelos alunos nas rodas de conversa.  A cada nova informação que surgia, era feito um novo planejamento com o objetivo de suprir o interesse que o grupo manifestava.
O trabalho foi se encadeando através das pesquisas na internet, criando uma rede de conhecimento e informação.
As pesquisas em sites tinham   como  objetivo  selecionar conteúdo sobre o universo, para ser disponibilizado e socializado nas aulas de projeção com o data show.
Essa atividade era planejada e agendada com antecedência para dá tempo as crianças de sistematizar o conteúdo trabalhado durante a semana.
Durante a projeção os alunos formulavam perguntas para serem respondidas na roda de conversa que acontecem diariamente.
Os vídeos do You- Tube, também foram usados como atividades de pesquisas.
Também foram usados como suporte vídeos informativos sobre o surgimento do universo.
O trabalho com maquete,  artes plásticas, uso do lego também foram estratégias pedagógicas utilizadas no corpo do projeto.
O uso da tecnologia e pesquisa no espaço virtual e não virtual, como : pesquisas em revistas , enciclopédias e livros foram utilizados como  estratégias desenvolvimento do projeto  .
Aula passeio ao Planetário da Gávea.

OBJETIVO GERAL:
Conhecer o sistema solar.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Saber o nome dos planetas estudado;
-Identificar as características dos planetas;
-Permitir reconhecer as diferenças;
-Saber a quantidade de planetas tem no nosso Sistema Solar;
-Desenvolver habilidades criativas;
- Confeccionar planetas em maquetes; (concretizar o abstrato);

CONTEÚDO:
Planetas, estrelas, corpos celestes, satélites
Teoria heliocêntrica de Galileu Galilei
O dia e a noite
As estações do ano
Rotação e translação

SEQUÊNCIA PEDAGÓGICA DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO PROJETO:
Antes de começar o estudo do projeto  foi feita um sondagem de conhecimento prévio das crianças sobre o tema e conteúdo.
A partir dessa sondagem foram planejadas as sequências das atividades.
A primeira atividade foi a pesquisa na internet sobre os planetas do  sistema solar.
Agrupamento com o grei 5A nas projeções da pesquisa da  internet .
Pesquisas de vídeo do YOU-TUBE, sobre o tema.
Exibição de documentários sobre o surgimento do universo
Debate em grupo sobre o conhecimento que os alunos adquiriam sobre os planetas
Explicação do dia  e noite utilizando o globo terrestre e lanterna
Montagem da maquete sobre o sistema solar. Organização do Sistema Solar: Ordem dos planetas e suas características básicas;
Pesquisa sobre Galileu e sua teoria heliocêntrica
Aula expositiva dos alunos na turma do GREI 5 A.
Exercícios sobre o conteúdo trabalhado
Atividades artísticas de montagem sobre o sistema solar
Desenho sobre o sistema solar
Trabalho com o kid Pix na mesa alfabeto, criando cenários  sobre o sistema solar
Planejamento da aula passeio ao Planetário da Gávea.
Aula passeio

O que os alunos aprenderam com o projeto:

  • Sol é a maior estrela do nosso sistema, que tem luz própria e ilumina os planetas durante o dia;
  • O sol ilumina a terra:
  • O surgimento do dia e a noite,
  • Movimento de translação e rotação
  • O nome dos planetas do sistema solar
  • A distância dos planetas do sol
  • As grandezas de cada planeta
  •  Que o sol é o centro do universo
  • Todos os planetas giram em torno do sol
  • Os planetas giram em sua órbita
  • A gravidade
  • Quanto mais perto do sol mais quente é o planeta
  • Quanto mais longe do sol, mais gelado  é o planeta
  • As duas teorias sobre o sistema solar
  • A importância dos estudos do Galileu na descoberta da teoria heliocêntrica
  • O planeta terra é composto por 1/3 de água
  • A água potável do planeta está acabando
  • Que a terra tem apenas uma lua , mas que existem planetas , como júpiter , que tem mais de uma lua.

AVALIAÇÃO:
O projeto  trouxe informação científica sobre o surgimento do universo.
Gerando discussões e trocas coletivas de conhecimento adquirido sobre os conteúdos trabalhados.
 Os agrupamentos com outras crianças, também foi uma atividade  que proporcionou  desenvolvimento social, cultural e cognitivo.
O trabalho foi todo planejado e avaliado passo a passo nas rodinhas de conversa,  os ajustes  das atividades iam sendo feitos a partir dos interesses de descobertas do grupo e individualmente.
As crianças  tiveram a oportunidade de trazer suas  contribuições  e ideias, tornando o projeto interativo, lúdico , contextualizado , transformando informação em situações reais de aprendizagem.

ESCREVENDO, EXPERIMENTANDO E PENSANDO...

As crianças já estão produzindo escrita espontânea e formulando hipóteses.





O processo de leitura e escrita é uma construção interna das crianças que não pode ser tratada como um mecanismo estritamente mecânico de juntar sílabas fora de um contexto e desvinculado da função social que a leitura e a escrita ocupa na sociedade.

SONHAR...ENCANTAR...DELÍCIAS...

O passeio ao Teatro Municipal Foi um grande acontecimento.
A apresentação da artista niteroense Bia Bedram foi maravilhoso.
O espetáculo com as marchinhas de carnaval foi uma oportunidade ímpar das crianças poderem ouviar,dançar e se deliciar com as ricas e belas melodias.
Hoje foi uma tarde mágica e inesquecível para as crianças, professores dos GREIS 5 A e 5B  e para nossa querida Vanderlea, diretora da unidade.




Nosso agradecimento pela parceria.

SABERES E DESCOBERTAS

As atividades de reagrupamento com o GREI 5 A é sempre um momento de trocas e compartilhamento de ideias, descobertas, conhecimento e interação social  entre as crianças.
As trocas, a atenção no telão, os olhares de inquietação se manisfestam coletivamente.
As propostas pedagógicas vem de encontro com as terorias sóciointeracionistas.



Esse agrupamento teve como objetivo o planejamento da aula passeio que vai acontecer em junho dos novo projeto de estudo dos GREIs: CONHECENDO E DESCOBRINDO NITERÓI.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

ACONTECENDO...

João e Maria Chico Buarque Agora eu era o herói E o meu cavalo só falava inglês A noiva do cowboy Era você além das outras três Eu enfrentava os batalhões Os alemães e seus canhões Guardava o meu bodoque E ensaiava o rock para as matinês Agora eu era o rei Era o bedel e era também juiz E pela minha lei A gente era obrigado a ser feliz E você era a princesa que eu fiz coroar E era tão linda de se admirar Que andava nua pelo meu país Não, não fuja não Finja que agora eu era o seu brinquedo Eu era o seu pião O seu bicho preferido Vem, me dê a mão A gente agora já não tinha medo No tempo da maldade acho que a gente nem tinha nascido Agora era fatal Que o faz-de-conta terminasse assim Pra lá deste quintal Era uma noite que não tem mais fim Pois você sumiu no mundo sem me avisar E agora eu era um louco a perguntar O que é que a vida vai fazer de mim?

MESA ALFABETO

Atividades na mesa alfabeto. Reagrupamentos com os alunos por zona proximal de desenvolvimento. Esses agrupamentos acontecem diariamente no horário da tarde. As crianças anciosas para trabalhar na mesa. Como temos somente uma na sala temos que dividir os grupos e organizar o rodízio das crianças para que todas possam participar da atividade na semana.




REGISTROS, EMOÇÕES E IMPRESSÕES DO COTIDIANO DO GREI 5 B

RELATÓRIO REFLEXIVO DO PROJETO MAGIA DE LER 
LEITURA COMPARTILHADA LIVRO: CANTIGAS ADIVINHAS e outros versos 

ATIVIDADE REALIZADA EM 9 DE MAIO DE 2012 

     A atividade desenvolvida do projeto MAGIA DE LER, a leitura compartilhado do livro: CANTIGAS ADIVINHAS e outros versos volume 2, proporcionou as crianças momentos de pura magia, alegria e felicidade. Na rodinha as crianças sentadas abrindo as maletas, se deparando com os livros, observando as diferenças de tamanho, cores, formas, o olhar investigativo de quem descobre algo muito valioso, foi o primeiro contato delas com o acervo da maleta.


   


    Ao manusear o livro da maleta os alunos puderam compartilhar suas experiências de leitor e compartilhá-las com o grupo. A troca de informações sobre os elementos presentes no livro, se tornando uma teia de conhecimento e descobertas coletivas. As crianças experimentando a sensação de leitor, ao buscar no livro informação, prazer e descoberta ao folhear as páginas . 



   


    A ajuda ao colega que não conseguia achar a página, os sorrisos compartilhados , os momentos de deslumbramento , os olhares curiosos e atentos a cada movimento que faziam com o livro, deixou evidente que foi uma atividade de aprendizagem significativa e lúdica. Trabalhei com o projeto ano passado e adorei a metodologia e o acervo da maleta do aluno e a de classe. Construir com os alunos um novo olhar ao trabalhar com a literatura na sala de aula. Essa nova abordagem pedagógica me mostrou caminhos que desconhecia. Trouxe conhecimento e me fez reavaliar minha ação enquanto professora da educação infantil. 


      Essa atividade foi muito apreciada pelas crianças. Todas acompanharam a leitura com atenção. Essa é uma ação de leitor experiente, que a metodologia do projeto ajuda a desenvolver. 







      Além do Thiago, outras crianças procuraram marcar a leitura da parlenda, cada um do seu modo, evidenciando que o conhecimento do leitor se constrói na ação coletiva do grupo, nas trocas de experiências entre parceiros e nas vivências de cada criança. O trabalho com a leitura não pode ser uma atividade enfadonha sem significação. A criança precisa manusear o livro como manuseia um brinquedo, com desejo e curiosidade. O livro para ela é real, pertence ao mundo dos humanos, é possível ler através de seu textos.






  
  Lailla está na educação infantil, não é alfabetizada convencionalmente, porém sabe que é possível ler textos sem codificar as letras. Onde será que ela construiu esse perfil de leitora? 
      Será se ela quando for para o primeiro ano do ensino fundamental, vai ter a oportunidade de sentar na rodinha e expressar seu sentimento através da expressão de seu rosto e compartilhar com seus amigos sua alegria em folhear e ler um livro? Espero que sim!
    



     

   As imagens falam por si só, elas estão cheias de informações, sentimentos, desejos.  
 O trabalho com a leitura precisa descrever sensações de prazer, amores, desamores, conforto, desconforto. A leitura é uma manifestação de todas as experiências e descobertas do ser que ser descobre enquanto leitor. 
     Trabalhar com a literatura está sendo para mim uma descoberta de um novo ser. Que se reinventa e se inova a cada atividade do projeto Magia de Ler. A busca é algo constante, ela nos estimula a ampliar nosso universo, a criar novas teias de informação e diálogo com as crianças. É no chão da escola que o professor se constrói, esse chão precisa ser desnivelado, para que possamos crescer. Os obstáculos nos levam ao crescimento, pois eles nos fazem pensar e refletir sobre nosso fazer pedagógico. Outra imagem que instigante. 




      Observe suas reações e podemos ter certeza que o Cauã está totalmente envolvido pelo livro, dominado , quase absorvido pelas páginas, e suas imagens. Para se trabalhar com crianças pequenas é preciso construir uma metodologia que atenda as especificidades do trabalho com essa faixa etária. As atividades do projeto são bem elaboradas e estão de acordo com a faixa etária das crianças. Os livros do acervo despertam interesse e desejo nos alunos. O cuidado com a proposta de trabalho é outro elemento positivo do projeto Magia de Ler. A leitura compartilhada é uma atividade que desenvolve o conhecimento sobre as partes do livro.






















        O envolvimento com a atividade foi intenso e profundo. As crianças puderam experimentar sensações, de prazer, que o contato com a leitura pode proporcionar. 
       Para finalizar o relato, vou descrever os sentimentos que as crianças demonstraram com a atividade. Na roda de conversa antes de se iniciar a leitura compartilhada, as crianças perceberam a importância de dividir, o sentido da escuta sensível ao esperar pelo outro. 
        O contato com o livro, a interação entre à criança e o desejo de descobrir o livro, suas possibilidades e descobertas, tornando a atividade um momento lúdico cheio de significados. A ajuda mútua, as trocas de informações, o acolhimento entre as crianças é algo muito valioso, pois o grande desafio da educação do futuro é ensinar a conviver em sociedade. A atenção em ouvir a professora, as expressões faciais de felicidade, o olhar atento a cada mudança de página, o mergulho dentro do universo de fantasia que é o livro. Foi sem dúvida uma atividade real de aprendizagem.

ATIVIDADES DO GREI5B

Aula passeio ao Planetário da Gávea.(etapa do projeto Sistema Solar) Objetivo geral: Conhecer o sistema solar. Objetivos específicos: - identificar os planetas estudados; - identificar algumas de suas características; - permitir reconhecer diferenças; - identificar a quantidade de planetas no nosso sistema; - desenvolver habilidades criativas; - confeccionar planetas em maquetes; (concretizar o abstrato); Conteúdo: Planetas, estrelas, corpos celestes, satélites Teoria heliocêntrica de Galileu Galilei O dia e a noite As estações do ano Rotação e translação 

ATIVIDADES PEDAGÍGICAS DO GREI 5B

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS COM O GREI 5B PROJETO SISTEMA SOLAR JUSTIFICATIVA: O projeto surgiu de uma atividade agrupamento com o GREI 5A. A professora Roseni do GREI 5A, convidou os alunos do GREI 5B a assistirem uma explicação dos seus alunos sobre os planetas do sistema solar. Essa atividade despertou nos alunos enorme interesse em estudar o sistema solar. Nas rodas de conversa os alunos solicitaram as professoras informações sobre o sistema solar, pois estavam motivados com a ideia de pesquisar os planetas e sua origem. Surgindo então o projeto sistema solar. METODOLOGIA: As atividades do projeto foram planejadas em grupo pelos alunos nas rodas de conversa. A cada nova informação que surgia, era feito um novo planejamento com o objetivo de suprir o interesse que o grupo manifestava. O trabalho foi se encadeando através das pesquisas na internet, criando uma rede de conhecimento e informação. As pesquisas em sites tinham como objetivo selecionar conteúdo sobre o universo, para ser disponibilizado e socializado nas aulas de projeção com o data show. Essa atividade era planejada e agendada com antecedência para dá tempo as crianças de sistematizar o conteúdo trabalhado durante a semana. Durante a projeção os alunos formulavam perguntas para serem respondidas na roda de conversa que acontecem diariamente. Os vídeos do You Tube, também foram usados como atividades de pesquisas. Também foram usados como suporte vídeos informativos sobre o surgimento do universo. O trabalho com maquete, artes plásticas, uso do lego também foram estratégias pedagógicas utilizadas no corpo do projeto. O uso da tecnologia e pesquisa no espaço virtual e não virtual, como : pesquisas em revistas , enciclopédias e livros foram utilizados como estratégias desenvolvimento do projeto . Aula passeio ao Planetário da Gávea. OBJETIVO GERAL: Conhecer o sistema solar. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: - Saber o nome dos planetas estudado; -Identificar as características dos planetas; -Permitir reconhecer as diferenças; -Saber a quantidade de planetas tem no nosso Sistema Solar; -Desenvolver habilidades criativas; - Confeccionar planetas em maquetes; (concretizar o abstrato); CONTEÚDO: Planetas, estrelas, corpos celestes, satélites Teoria heliocêntrica de Galileu Galilei O dia e a noite As estações do ano Rotação e translação SEQUÊNCIA PEDAGÓGICA DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO PROJETO Antes de começar o estudo do projeto foi feita um sondagem de conhecimento prévio das crianças sobre o tema e conteúdo. A partir dessa sondagem foram planejadas as sequências das atividades. A primeira atividade foi a pesquisa na internet sobre os planetas do sistema solar. Agrupamento com o grei 5A nas projeções da pesquisa da internet . Pesquisas de vídeo do YOU-TUBE, sobre o tema. Debate em grupo sobre o conhecimento que os alunos adquiriam sobre os planetas Explicação do dia e noite utilizando o globo terrestre e lanterna Montagem da maquete sobre o sistema solar. Organização do Sistema Solar: Ordem dos planetas e suas características básicas; Pesquisa sobre Galileu e sua teoria heliocêntrica Aula expositiva dos alunos na turma do GREI 5 A. Exercícios sobre o conteúdo trabalhado Atividades artísticas de montagem sobre o sistema solar Desenho sobre o sistema solar Trabalho com o kid Pix na mesa alfabeto, criando cenários sobre o sistema solar Planejamento da aula passeio ao Planetário da Gávea. Aula passeio O que os alunos aprenderam com o projeto: Sol é a maior estrela do nosso sistema, que tem luz própria e ilumina os planetas durante o dia; O sol ilumina a terra: O surgimento do dia e a noite, Movimento de translação e rotação O nome dos planetas do sistema solar A distância dos planetas do sol As grandezas de cada planeta Que o sol é o centro do universo Todos os planetas giram em torno do sol Os planetas giram em sua órbita A gravidade Quanto mais perto do sol mais quente é o planeta Quanto mais longe do sol, mais gelado é o planeta As duas teorias sobre o sistema solar A importância dos estudos do Galileu na descoberta da teoria heliocêntrica O planeta terra é composto por 1/3 de água A água potável do planeta está acabando Que a terra tem apenas uma lua , mas que existem planetas , como júpiter , que tem mais de uma lua. AVALIAÇÃO: O projeto trouxe informação científica sobre o surgimento do universo. Gerando discussões e trocas coletivas de conhecimento adquirido sobre os conteúdos trabalhados. Os agrupamentos com outras crianças, também foi uma atividade que proporcionou desenvolvimento social, cultural e cognitivo. O trabalho foi todo planejado e avaliado passo a passo nas rodinhas de conversa, os ajustes das atividades iam sendo feitos a partir dos interesses de descobertas do grupo e individualmente. As crianças tiveram a oportunidade de trazer suas contribuições e ideias, tornando o projeto interativo, lúdico , contextualizado , transformando informação em situações reais de aprendizagem. Foi um acontecimento a visita ao Planetário.