RELATÓRIO REFLEXIVO DO PROJETO MAGIA DE LER
LEITURA COMPARTILHADA
LIVRO: CANTIGAS ADIVINHAS e outros versos
ATIVIDADE REALIZADA EM 9 DE MAIO DE 2012
A atividade desenvolvida do projeto MAGIA DE LER, a leitura compartilhado do livro: CANTIGAS ADIVINHAS e outros versos volume 2, proporcionou as crianças momentos de pura magia, alegria e felicidade.
Na rodinha as crianças sentadas abrindo as maletas, se deparando com os livros, observando as diferenças de tamanho, cores, formas, o olhar investigativo de quem descobre algo muito valioso, foi o primeiro contato delas com o acervo da maleta.
Essa atividade foi muito apreciada pelas crianças.
Todas acompanharam a leitura com atenção.
Essa é uma ação de leitor experiente, que a metodologia do projeto ajuda a desenvolver.
Lailla está na educação infantil, não é alfabetizada convencionalmente, porém sabe que é possível ler textos sem codificar as letras. Onde será que ela construiu esse perfil de leitora?
Será se ela quando for para o primeiro ano do ensino fundamental, vai ter a oportunidade de sentar na rodinha e expressar seu sentimento através da expressão de seu rosto e compartilhar com seus amigos sua alegria em folhear e ler um livro? Espero que sim!
O trabalho com a leitura precisa descrever sensações de prazer, amores, desamores, conforto, desconforto. A leitura é uma manifestação de todas as experiências e descobertas do ser que ser descobre enquanto leitor.
Trabalhar com a literatura está sendo para mim uma descoberta de um novo ser. Que se reinventa e se inova a cada atividade do projeto Magia de Ler.
A busca é algo constante, ela nos estimula a ampliar nosso universo, a criar novas teias de informação e diálogo com as crianças.
É no chão da escola que o professor se constrói, esse chão precisa ser desnivelado, para que possamos crescer. Os obstáculos nos levam ao crescimento, pois eles nos fazem pensar e refletir sobre nosso fazer pedagógico.
Outra imagem que instigante.
O envolvimento com a atividade foi intenso e profundo. As crianças puderam experimentar sensações, de prazer, que o contato com a leitura pode proporcionar.
Para finalizar o relato, vou descrever os sentimentos que as crianças demonstraram com a atividade.
Na roda de conversa antes de se iniciar a leitura compartilhada, as crianças perceberam a importância de dividir, o sentido da escuta sensível ao esperar pelo outro.
O contato com o livro, a interação entre à criança e o desejo de descobrir o livro, suas possibilidades e descobertas, tornando a atividade um momento lúdico cheio de significados.
A ajuda mútua, as trocas de informações, o acolhimento entre as crianças é algo muito valioso, pois o grande desafio da educação do futuro é ensinar a conviver em sociedade.
A atenção em ouvir a professora, as expressões faciais de felicidade, o olhar atento a cada mudança de página, o mergulho dentro do universo de fantasia que é o livro.
Foi sem dúvida uma atividade real de aprendizagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário