quarta-feira, 23 de maio de 2012

ATIVIDADES PEDAGÍGICAS DO GREI 5B

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS COM O GREI 5B PROJETO SISTEMA SOLAR JUSTIFICATIVA: O projeto surgiu de uma atividade agrupamento com o GREI 5A. A professora Roseni do GREI 5A, convidou os alunos do GREI 5B a assistirem uma explicação dos seus alunos sobre os planetas do sistema solar. Essa atividade despertou nos alunos enorme interesse em estudar o sistema solar. Nas rodas de conversa os alunos solicitaram as professoras informações sobre o sistema solar, pois estavam motivados com a ideia de pesquisar os planetas e sua origem. Surgindo então o projeto sistema solar. METODOLOGIA: As atividades do projeto foram planejadas em grupo pelos alunos nas rodas de conversa. A cada nova informação que surgia, era feito um novo planejamento com o objetivo de suprir o interesse que o grupo manifestava. O trabalho foi se encadeando através das pesquisas na internet, criando uma rede de conhecimento e informação. As pesquisas em sites tinham como objetivo selecionar conteúdo sobre o universo, para ser disponibilizado e socializado nas aulas de projeção com o data show. Essa atividade era planejada e agendada com antecedência para dá tempo as crianças de sistematizar o conteúdo trabalhado durante a semana. Durante a projeção os alunos formulavam perguntas para serem respondidas na roda de conversa que acontecem diariamente. Os vídeos do You Tube, também foram usados como atividades de pesquisas. Também foram usados como suporte vídeos informativos sobre o surgimento do universo. O trabalho com maquete, artes plásticas, uso do lego também foram estratégias pedagógicas utilizadas no corpo do projeto. O uso da tecnologia e pesquisa no espaço virtual e não virtual, como : pesquisas em revistas , enciclopédias e livros foram utilizados como estratégias desenvolvimento do projeto . Aula passeio ao Planetário da Gávea. OBJETIVO GERAL: Conhecer o sistema solar. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: - Saber o nome dos planetas estudado; -Identificar as características dos planetas; -Permitir reconhecer as diferenças; -Saber a quantidade de planetas tem no nosso Sistema Solar; -Desenvolver habilidades criativas; - Confeccionar planetas em maquetes; (concretizar o abstrato); CONTEÚDO: Planetas, estrelas, corpos celestes, satélites Teoria heliocêntrica de Galileu Galilei O dia e a noite As estações do ano Rotação e translação SEQUÊNCIA PEDAGÓGICA DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO PROJETO Antes de começar o estudo do projeto foi feita um sondagem de conhecimento prévio das crianças sobre o tema e conteúdo. A partir dessa sondagem foram planejadas as sequências das atividades. A primeira atividade foi a pesquisa na internet sobre os planetas do sistema solar. Agrupamento com o grei 5A nas projeções da pesquisa da internet . Pesquisas de vídeo do YOU-TUBE, sobre o tema. Debate em grupo sobre o conhecimento que os alunos adquiriam sobre os planetas Explicação do dia e noite utilizando o globo terrestre e lanterna Montagem da maquete sobre o sistema solar. Organização do Sistema Solar: Ordem dos planetas e suas características básicas; Pesquisa sobre Galileu e sua teoria heliocêntrica Aula expositiva dos alunos na turma do GREI 5 A. Exercícios sobre o conteúdo trabalhado Atividades artísticas de montagem sobre o sistema solar Desenho sobre o sistema solar Trabalho com o kid Pix na mesa alfabeto, criando cenários sobre o sistema solar Planejamento da aula passeio ao Planetário da Gávea. Aula passeio O que os alunos aprenderam com o projeto: Sol é a maior estrela do nosso sistema, que tem luz própria e ilumina os planetas durante o dia; O sol ilumina a terra: O surgimento do dia e a noite, Movimento de translação e rotação O nome dos planetas do sistema solar A distância dos planetas do sol As grandezas de cada planeta Que o sol é o centro do universo Todos os planetas giram em torno do sol Os planetas giram em sua órbita A gravidade Quanto mais perto do sol mais quente é o planeta Quanto mais longe do sol, mais gelado é o planeta As duas teorias sobre o sistema solar A importância dos estudos do Galileu na descoberta da teoria heliocêntrica O planeta terra é composto por 1/3 de água A água potável do planeta está acabando Que a terra tem apenas uma lua , mas que existem planetas , como júpiter , que tem mais de uma lua. AVALIAÇÃO: O projeto trouxe informação científica sobre o surgimento do universo. Gerando discussões e trocas coletivas de conhecimento adquirido sobre os conteúdos trabalhados. Os agrupamentos com outras crianças, também foi uma atividade que proporcionou desenvolvimento social, cultural e cognitivo. O trabalho foi todo planejado e avaliado passo a passo nas rodinhas de conversa, os ajustes das atividades iam sendo feitos a partir dos interesses de descobertas do grupo e individualmente. As crianças tiveram a oportunidade de trazer suas contribuições e ideias, tornando o projeto interativo, lúdico , contextualizado , transformando informação em situações reais de aprendizagem. Foi um acontecimento a visita ao Planetário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário