quarta-feira, 23 de maio de 2012

REGISTROS, EMOÇÕES E IMPRESSÕES DO COTIDIANO DO GREI 5 B

RELATÓRIO REFLEXIVO DO PROJETO MAGIA DE LER 
LEITURA COMPARTILHADA LIVRO: CANTIGAS ADIVINHAS e outros versos 

ATIVIDADE REALIZADA EM 9 DE MAIO DE 2012 

     A atividade desenvolvida do projeto MAGIA DE LER, a leitura compartilhado do livro: CANTIGAS ADIVINHAS e outros versos volume 2, proporcionou as crianças momentos de pura magia, alegria e felicidade. Na rodinha as crianças sentadas abrindo as maletas, se deparando com os livros, observando as diferenças de tamanho, cores, formas, o olhar investigativo de quem descobre algo muito valioso, foi o primeiro contato delas com o acervo da maleta.


   


    Ao manusear o livro da maleta os alunos puderam compartilhar suas experiências de leitor e compartilhá-las com o grupo. A troca de informações sobre os elementos presentes no livro, se tornando uma teia de conhecimento e descobertas coletivas. As crianças experimentando a sensação de leitor, ao buscar no livro informação, prazer e descoberta ao folhear as páginas . 



   


    A ajuda ao colega que não conseguia achar a página, os sorrisos compartilhados , os momentos de deslumbramento , os olhares curiosos e atentos a cada movimento que faziam com o livro, deixou evidente que foi uma atividade de aprendizagem significativa e lúdica. Trabalhei com o projeto ano passado e adorei a metodologia e o acervo da maleta do aluno e a de classe. Construir com os alunos um novo olhar ao trabalhar com a literatura na sala de aula. Essa nova abordagem pedagógica me mostrou caminhos que desconhecia. Trouxe conhecimento e me fez reavaliar minha ação enquanto professora da educação infantil. 


      Essa atividade foi muito apreciada pelas crianças. Todas acompanharam a leitura com atenção. Essa é uma ação de leitor experiente, que a metodologia do projeto ajuda a desenvolver. 







      Além do Thiago, outras crianças procuraram marcar a leitura da parlenda, cada um do seu modo, evidenciando que o conhecimento do leitor se constrói na ação coletiva do grupo, nas trocas de experiências entre parceiros e nas vivências de cada criança. O trabalho com a leitura não pode ser uma atividade enfadonha sem significação. A criança precisa manusear o livro como manuseia um brinquedo, com desejo e curiosidade. O livro para ela é real, pertence ao mundo dos humanos, é possível ler através de seu textos.






  
  Lailla está na educação infantil, não é alfabetizada convencionalmente, porém sabe que é possível ler textos sem codificar as letras. Onde será que ela construiu esse perfil de leitora? 
      Será se ela quando for para o primeiro ano do ensino fundamental, vai ter a oportunidade de sentar na rodinha e expressar seu sentimento através da expressão de seu rosto e compartilhar com seus amigos sua alegria em folhear e ler um livro? Espero que sim!
    



     

   As imagens falam por si só, elas estão cheias de informações, sentimentos, desejos.  
 O trabalho com a leitura precisa descrever sensações de prazer, amores, desamores, conforto, desconforto. A leitura é uma manifestação de todas as experiências e descobertas do ser que ser descobre enquanto leitor. 
     Trabalhar com a literatura está sendo para mim uma descoberta de um novo ser. Que se reinventa e se inova a cada atividade do projeto Magia de Ler. A busca é algo constante, ela nos estimula a ampliar nosso universo, a criar novas teias de informação e diálogo com as crianças. É no chão da escola que o professor se constrói, esse chão precisa ser desnivelado, para que possamos crescer. Os obstáculos nos levam ao crescimento, pois eles nos fazem pensar e refletir sobre nosso fazer pedagógico. Outra imagem que instigante. 




      Observe suas reações e podemos ter certeza que o Cauã está totalmente envolvido pelo livro, dominado , quase absorvido pelas páginas, e suas imagens. Para se trabalhar com crianças pequenas é preciso construir uma metodologia que atenda as especificidades do trabalho com essa faixa etária. As atividades do projeto são bem elaboradas e estão de acordo com a faixa etária das crianças. Os livros do acervo despertam interesse e desejo nos alunos. O cuidado com a proposta de trabalho é outro elemento positivo do projeto Magia de Ler. A leitura compartilhada é uma atividade que desenvolve o conhecimento sobre as partes do livro.






















        O envolvimento com a atividade foi intenso e profundo. As crianças puderam experimentar sensações, de prazer, que o contato com a leitura pode proporcionar. 
       Para finalizar o relato, vou descrever os sentimentos que as crianças demonstraram com a atividade. Na roda de conversa antes de se iniciar a leitura compartilhada, as crianças perceberam a importância de dividir, o sentido da escuta sensível ao esperar pelo outro. 
        O contato com o livro, a interação entre à criança e o desejo de descobrir o livro, suas possibilidades e descobertas, tornando a atividade um momento lúdico cheio de significados. A ajuda mútua, as trocas de informações, o acolhimento entre as crianças é algo muito valioso, pois o grande desafio da educação do futuro é ensinar a conviver em sociedade. A atenção em ouvir a professora, as expressões faciais de felicidade, o olhar atento a cada mudança de página, o mergulho dentro do universo de fantasia que é o livro. Foi sem dúvida uma atividade real de aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário