quarta-feira, 30 de maio de 2012

PROJETO SISTEMA SOLAR


PROJETO SISTEMA SOLAR

JUSTIFICATIVA:
O projeto surgiu de uma atividade  agrupamento com o GREI 5A.
A professora Roseni  do GREI 5A, convidou os alunos do GREI 5B a assistirem uma explicação dos seus alunos sobre os planetas do sistema solar.
Essa atividade despertou nos alunos  enorme interesse em estudar o sistema solar.
Nas rodas de conversa os alunos solicitaram as professoras informações sobre o sistema solar, pois estavam motivados com a ideia de pesquisar os planetas e sua origem.
Surgindo então o projeto sistema solar.

METODOLOGIA:
As atividades do projeto  foram planejadas em grupo pelos alunos nas rodas de conversa.  A cada nova informação que surgia, era feito um novo planejamento com o objetivo de suprir o interesse que o grupo manifestava.
O trabalho foi se encadeando através das pesquisas na internet, criando uma rede de conhecimento e informação.
As pesquisas em sites tinham   como  objetivo  selecionar conteúdo sobre o universo, para ser disponibilizado e socializado nas aulas de projeção com o data show.
Essa atividade era planejada e agendada com antecedência para dá tempo as crianças de sistematizar o conteúdo trabalhado durante a semana.
Durante a projeção os alunos formulavam perguntas para serem respondidas na roda de conversa que acontecem diariamente.
Os vídeos do You- Tube, também foram usados como atividades de pesquisas.
Também foram usados como suporte vídeos informativos sobre o surgimento do universo.
O trabalho com maquete,  artes plásticas, uso do lego também foram estratégias pedagógicas utilizadas no corpo do projeto.
O uso da tecnologia e pesquisa no espaço virtual e não virtual, como : pesquisas em revistas , enciclopédias e livros foram utilizados como  estratégias desenvolvimento do projeto  .
Aula passeio ao Planetário da Gávea.

OBJETIVO GERAL:
Conhecer o sistema solar.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Saber o nome dos planetas estudado;
-Identificar as características dos planetas;
-Permitir reconhecer as diferenças;
-Saber a quantidade de planetas tem no nosso Sistema Solar;
-Desenvolver habilidades criativas;
- Confeccionar planetas em maquetes; (concretizar o abstrato);

CONTEÚDO:
Planetas, estrelas, corpos celestes, satélites
Teoria heliocêntrica de Galileu Galilei
O dia e a noite
As estações do ano
Rotação e translação

SEQUÊNCIA PEDAGÓGICA DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO PROJETO:
Antes de começar o estudo do projeto  foi feita um sondagem de conhecimento prévio das crianças sobre o tema e conteúdo.
A partir dessa sondagem foram planejadas as sequências das atividades.
A primeira atividade foi a pesquisa na internet sobre os planetas do  sistema solar.
Agrupamento com o grei 5A nas projeções da pesquisa da  internet .
Pesquisas de vídeo do YOU-TUBE, sobre o tema.
Exibição de documentários sobre o surgimento do universo
Debate em grupo sobre o conhecimento que os alunos adquiriam sobre os planetas
Explicação do dia  e noite utilizando o globo terrestre e lanterna
Montagem da maquete sobre o sistema solar. Organização do Sistema Solar: Ordem dos planetas e suas características básicas;
Pesquisa sobre Galileu e sua teoria heliocêntrica
Aula expositiva dos alunos na turma do GREI 5 A.
Exercícios sobre o conteúdo trabalhado
Atividades artísticas de montagem sobre o sistema solar
Desenho sobre o sistema solar
Trabalho com o kid Pix na mesa alfabeto, criando cenários  sobre o sistema solar
Planejamento da aula passeio ao Planetário da Gávea.
Aula passeio

O que os alunos aprenderam com o projeto:

  • Sol é a maior estrela do nosso sistema, que tem luz própria e ilumina os planetas durante o dia;
  • O sol ilumina a terra:
  • O surgimento do dia e a noite,
  • Movimento de translação e rotação
  • O nome dos planetas do sistema solar
  • A distância dos planetas do sol
  • As grandezas de cada planeta
  •  Que o sol é o centro do universo
  • Todos os planetas giram em torno do sol
  • Os planetas giram em sua órbita
  • A gravidade
  • Quanto mais perto do sol mais quente é o planeta
  • Quanto mais longe do sol, mais gelado  é o planeta
  • As duas teorias sobre o sistema solar
  • A importância dos estudos do Galileu na descoberta da teoria heliocêntrica
  • O planeta terra é composto por 1/3 de água
  • A água potável do planeta está acabando
  • Que a terra tem apenas uma lua , mas que existem planetas , como júpiter , que tem mais de uma lua.

AVALIAÇÃO:
O projeto  trouxe informação científica sobre o surgimento do universo.
Gerando discussões e trocas coletivas de conhecimento adquirido sobre os conteúdos trabalhados.
 Os agrupamentos com outras crianças, também foi uma atividade  que proporcionou  desenvolvimento social, cultural e cognitivo.
O trabalho foi todo planejado e avaliado passo a passo nas rodinhas de conversa,  os ajustes  das atividades iam sendo feitos a partir dos interesses de descobertas do grupo e individualmente.
As crianças  tiveram a oportunidade de trazer suas  contribuições  e ideias, tornando o projeto interativo, lúdico , contextualizado , transformando informação em situações reais de aprendizagem.

Um comentário:

  1. Olá, meu nome é Eliza e estou no 5º semestre de pedagogia, estamos realizando um trabalho, sobre projetos de trabalho... visitei este blog e gostei da ideia do projeto Sistema Solar.

    Compartilhei esta experiencia no blog que montamos para a atividade que nos foi proposta.

    E gostaria de convidá-la para visitar nossa página também!

    http://interagirparaaprender.blogspot.com.br/

    Até mais!

    ResponderExcluir